SDS no Desafio Autodesk Design for Social Impact

By junho 6th, 2019 Tecnologia

A SDS Educa, em parceria com Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Cruzeiro do Sul, desenvolveram uma proposta para o Desafio Autodesk Design for Social Impact do ano de 2018. Vamos neste post relatar um pouco desta experiência enriquecedora na utilização do Autodesk Fusion 360.

O que é o Desafio Autodesk Design for Social Impact

Mais de um bilhão de pessoas vivem em condições severas devido a pobreza, poluição e por força de desastres naturais. Comunidades precisam de sua ajuda para desenvolver soluções sustentáveis para a habitação e por isso a Autodesk®, a Fundação WorldSkills, e o Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas (UNHCR) United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) formaram um time para testar suas habilidades em CAD e ajudar a desenhar soluções que colaborem com comunidades impactadas neste Desafio de Desenho para o Impacto Social.

O Desafio – Design For Social Impact (Desenho para Impacto Social) como objetivo estimular estudantes do Brasil e do Mundo a desenvolverem soluções inovadores com foco em desafios sociais que se mitigados podem promover uma melhoria importante na vida das pessoas e do meio ambiente, promovendo a cultura e a educação STEM Ciência; Tecnologia; Engenharia e Matemática, do Design e das Artes dos estudantes participantes na construção de uma sociedade baseada numa visão holística que tudo provoca impacto, da sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento socioeconômico.

Qual foi o objetivo do Desafio?

O objetivo do Desafio foi dividido em duas categorias:

Categoria 1 – Projeto de sistema de cozimento (“utensílio/aparelho”) que não utilize no seu processo de a queima de madeira ou carvão vegetal.
De maneira geral, trata-se de um Sistema de Cozimento que utilize elementos de energia limpa, diminuindo a emissão de gases nocivos do efeito estufa

Categoria 2 – Projeto de abrigo durável para acolher refugiados e sobreviventes de desastres naturais, como maremotos, terremotos, incêndios, furacões e tufões.
Abrigo Sustentável para Habitação durável para acolher refugiados e sobreviventes de desastres naturais como, enchentes, deslizamentos, maremotos, terremotos, incêndios, furacões e tufões. O seu desenho de abrigo deve ser criado para uma localidade específica do mapa global e ao mesmo tempo tentar ser feito de materiais disponíveis nesta localidade.

Como foi formado o time para participar do Desafio?

O Prof. Samuel, do Autodesk Training Center – ATC – SDS Educa, convidou alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Cruzeiro do Sul a participarem do concurso. Também convidou a Profa. Grace Vasconcellos, docente do curso de Engenharia Civil, a participar desta ação.

O time foi composto por:

  • Nicolas Alves de Oliveira
    Ex-Aluno do Curso de Engenharia Civil da Universidade Cruzeiro do Sul. Aluno do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Matheus Marques de Castro
    Ex-Aluno do Curso de Engenharia Civil da Universidade Cruzeiro do Sul. Aluno do Mestrado em Astrofísica pela Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Roger dos Santos Costa
    Aluno de Engenharia Civil e Técnico do Laboratório de Engenharia Civil da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Leandro Moreira Raymundo
    Aluno de Engenharia Civil e Estagiário do Laboratório de Engenharia Civil da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Pedro Cardoso de Oliveira Júnior
    Aluno do Curso de Engenharia Civil e Estagiário da SDS Educa (Autodesk Training Center)

Desenvolvimento dos Trabalhos

A equipe se reuniu durante 10 semanas consecutivas, e o objeto de estudo foi o desenvolvimento de um Abrigo Durável. Após a divulgação dos resultados pela comissão organizadora do concurso, iremos explorar mais o projeto desenvolvido pela equipe em um próximo post.

Como foi a utilização do Fusion 360?

O processo de desenvolvimento se iniciou com croquis sobre as possíveis tipologias de abrigos. Partindo do princípio que o abrigo seria construído através de um módulo principal, este foi modelado dentro do Fusion, e iniciada sua respectiva montagem. A principal vantagem observada na utilização do Fusion foi a facilidade de visualização do modelo em processo de montagem, que permitiu à equipe a tomada de decisões, como sistemas de encaixe e de travamento estrutural.

Resultados Obtidos

O abrigo durável concebido pela equipe atende a questões de habitabilidade e segurança, podendo ser utilizado em situações de emergência catastrófica. Assim que a Comissão Organizadora divulgar os vencedores, faremos uma apresentação dos resultados obtidos nesta ação