A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) foi a pioneira em projetos e construção escolar pública no Brasil.
Desde 2011 a FDE vem se preparando para implementar a metodologia BIM nos processos de projeto, construção, reforma, restauro e ampliação das escolas, visando não apenas tornar tais processos mais eficientes e produtivos, mas sobretudo trazer mais qualidade para as edificações, além de permitir aos gestores da construção e da edificação escolar maior controle e precisão durante as fases de projeto, na execução da obra, e ao longo da vida útil da edificação. Foram dedicadas mais de 4,7 mil horas em ações para que a implantação do BIM na FDE fosse possível.
Imagem ilustrativa da EE Vila Esperança – Campinas
São vantagens do BIM a interação entre as disciplinas, transparência nos procedimentos; processos mais eficientes e produtivos, do planejamento e concepção do projeto, durante a execução da obra, até a operação e manutenção do edifício; a introdução de novas ferramentas de verificação, simulação e avaliação; a eliminação de incompatibilidades e retrabalhos; a obtenção de orçamentos mais precisos, diminuição do impacto ambiental e o aprimoramento de processos de gestão.
Desta forma, pode-se utilizar o BIM em todas as fases da vida útil de um empreendimento.
No link abaixo você encontrará o relatório completo do grupo de trabalho relativo à tecnologia BIM
http://file.fde.sp.gov.br/portalfde/arquivo/Relat%C3%B3rio%20Final%20GTBIM%20MAR%C3%87O%202017.pdf
A FDE também disponibiliza em sua página de consulta aos catálogos técnicos da FDE as famílias, templates e manuais relacionados ao BIM (Building Information Modeling). São produtos inéditos, destinados a arquitetos, engenheiros, estudantes e especialistas na área.
Basta fazer o cadastro em: https://produtostecnicos.fde.sp.gov.br/Login.aspx
O Projeto da Escola
Implantado em Campinas pelo Governo do Estado de São Paulo, o conjunto habitacional da região recebe uma das quatro escolas estaduais CHB F1 – projeto do escritório MMBB Arquitetos para a FDE (Escola de Ensino Fundamental).
A Escola
O terreno, que abrange mais de 2.800 m², está situado logo na entrada do conjunto habitacional, em uma área destinada a construções públicas. Exemplo disto é uma praça, ao sul, parte das obras de urbanização que marca a entrada dos alunos, professores e demais funcionários para a unidade de ensino. Na ala norte, já internamente, está um pátio aberto. E ao centro de todos os espaços que fazem parte do programa há uma quadra poliesportiva coberta.
Amplitude
O projeto da MMBB Arquitetos apostou na manutenção de todo o terreno contínuo, que se estende do pátio aberto – ao norte – até as entradas na parte sul, desenvolvendo o pavimento térreo ao redor da quadra sem divisões. Essa solução ofereceu ao empreendimento a sensação de amplitude.
Já os andares superiores, compostos por oito salas de aula, espaços de circulação e área de convívio, estão organizados em torno do vazio da quadra, o que estabelece a conexão entre todos os espaços da escola.
Materiais utilizados
A escola foi concebida a partir de um sistema estrutural pré-fabricado de elementos de concreto armado e protendido, além de vigas e pilares de seção retangular ‘in loco’ – padrão na indústria brasileira da construção civil. Este conjunto deu a sensação de uma estrutura monolítica.
Complementam-se os fechamentos em alvenaria de blocos de concreto, que exigem pouca manutenção, e painéis de elementos vazados. Como acabamento, as fachadas receberam pintura na cor azul.
Fontes:
https://www.archdaily.com.br/br/01-25980/escola-de-ensino-fundamental-fde-campinas-f1-mmbb
https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/mmbb-arquitetos_/fde-chb-campinas-f1/142