Escolha como quer estudar
Aulas ao vivo com professores especialistas para você interagir e tirar suas dúvidas
Aulas presenciais com apenas 6 alunos na turma e protocolo de higienização. Especial para quem quer estudar com segurança fora de casa. Próximo do Metrô Tatuapé
SAIBA MAIS
Formação Revit Structure
Sobre o Curso
O curso Formação Autodesk Revit Structure da SDS Educa possui um formato diferenciado em relação ao mercado e foi concebido para que você possa desenvolver modelos estruturais de forma profissional.
Objetivo
O objetivo do curso é permitr a utilização do Revit Structure para a modelagem de elementos estruturais de projetos de edificações de forma completa, utilizando recursos avançados que são importantes para que o projeto final e a construção possam atingir níveis de excelência.
O curso começa a partir do ajuste de um projeto fornecido, onde são feitas análises quanto a posição e o partido estrutural a ser definido para o projeto. São iniciados o lançamento dos elementos estruturais típicos, como pilares, pilaretes, vigas, lajes, escadas, sapatas e blocos de fundação. Após esta etapa, é possível, de maneira ilustrativa, definir as cargas atuantes no projeto, para que você possa fazer reuniões e análises com sua equipe, de maneira gráfica e ilustrativa, visando as discussões técnicas sobre as possíveis soluções para o projeto proposto, visando o real dimensionamento em etapas posteriores com outros softwares.
A etapa final consiste na modelagem das armaduras, que é formada pelas barras longitudinais e transversais, seu detalhamento e definição dos arranques de obra, tão importantes para a execução de quantitativos eficientes. Também é possível extrair as tabelas com a quantidade de material utilizada na estrutura, permitindo que seja desenvolvido um pré-orçamento bastante exato ainda na etapa de projetos básicos. Vale salientar que o Revit Structure não é uma ferramenta de cálculo estrutural, mas sim, de modelagem estrutural, com o objetivo de melhorar a etapa de projeto preliminar e orçamentos preliminares.
Após este curso, você terá um modelo BIM com uma estrutura bastante avançada para ser calculada em softwares específicos de Análise Estrutural.
Metodologia SDS Educa
Partimos do princípio que você precisa ter ferramentas que possa usar na prática. Assim, durante o curso, serão realizados exercícios de projeto, que aplicam os principais conceitos práticos, para que você possa desenvolver competências para o mercado de trabalho. Nossa metodologia é o PBL – Project Based Learning – que consiste na aprendizagem de softwares utilizando projetos práticos da vida real. Nosso fundamento está em focar no que os escritórios de projeto utilizam para desenvolver suas atividades.
Estrutura e Conteúdos do Curso
- Introdução a plataforma EAD
- Apresentação do curso
- Interface do Revit
- Arquivos do curso e materiais
- Como utilizar templates e famílias
Capítulo II – Modelagem Estrutural
- Informações de projeto
- Configurações Gráficas
- Gerenciando o Modelo
- Modelagem de pilares
- Modelagem de Vigas
- Fundações e Lajes
- Modelagem de escada
- Armaduras em Pilares
- Armadura em Sapatas
- Armaduras em Vigas
- Armaduras em Escada
- Armaduras em Lajes
- Detalhamentos
- Identificadores
- Detalhamento da sapata
- Detalhamento das vigas
- Detalhamento dos pilares
- Plantas de forma, locação e armadura
Capítulo VI – Estrutura metálica
- Famílias estruturais
- Conexões e perfís
- Ferramentas de edição
- Detalhamento e finalização
Quer ser um especialista BIM e ainda está com dúvidas?
Fale com a gente no whatsapp
Tudo sobre Revit Structure
O que é Revit Structure?
O Revit Structure é a solução de software BIM da Autodesk para engenheiros estruturais, que fornece um conjunto de ferramentas rico em recursos que ajuda a impulsionar processos de modelagem estrutural em um ambiente
O que é BIM?
O Building Information Modeling – BIM – pode ser considerado um sistema de integração, análise e documentação que permite gerenciar informações acerca dos ciclos de vida do projeto facilitando o intercâmbio entre distintas disciplinas dentro da área da Construção Civil. O conceito está fundamentado nas informações que a construção exige, correlacionando as vistas 2D e 3D, os sistemas construtivos utilizados, as documentações do projeto e seus dados.
Através da coordenação das disciplinas envolvidas, com o auxílio de ferramentas paramétricas, podem-se observar em tempo real as relações entre os elementos do projeto e quantificá-los de forma precisa. A proposta da parametrização prevê o melhor uso do tempo e maior produtividade com um foco único de comportamento, detalhando seções, cortes, planos e elevações de forma prática e integrada.
A parametrização é uma realidade estabelecida através de vários softwares de projeto, possibilitando não apenas documentar, mas também realizar análises e orçar projetos com base no modelo, além do compartilhamento de disciplinas e usuários. Esta integração ocorre por meio de um banco de dados, que faz com que os parâmetros relacionais vinculem planos, seções, elevações, legendas e relatórios interligando-os de forma que se uma alteração for feita em uma das instâncias todas as demais são atualizadas simultaneamente.
O modelo das edificações é gerado em três dimensões e os elementos construtivos interagem entre si, de forma a serem atualizadas diante de qualquer alteração do projeto.O conceito BIM pode garantir maior rapidez, economia e qualidade no empreendimento possibilitando também a redução de trabalho, desperdício e impacto ambiental, com ganhos em planejamento e operação. Também permite explorar, digitalmente, aspectos físicos e funcionais de um projeto, antes de sua construção.
De forma geral, e bastante simplificada, o BIM pode ser entendido como uma forma de gerenciar projetos e informações dentro da área da Engenharia e da Arquitetura, de forma coordenada, centralizada e colaborativa, porém com grande eficiência e baixa possibilidade de ocorrência de erros. É formada por uma cadeia de softwares, que devem trabalhar conjugados, cada qual na sua disciplina, desenvolvendo sua respectiva função, porém sempre em comunicação com outros softwares, para que não hajam divergências.
O que você pode fazer com o Revit Estrutura
O objetivo do curso de Revit Structure modelar vigas, pilares, lajes, treliças, blocos de fundação, baldrames em um projeto desenvolvido em Revit, além de modelar e detalhar de forma preliminar os elementos estruturais, sejam em concreto armado, aço ou madeira, geração de quantitativos e muito mais.
Reforço de concreto
Modele armaduras de concreto 3D em um ambiente BIM. Crie armaduras detalhadas de projetos e documentações de desenhos de fabricação com tabelas de dobras dos vergalhões.
Fluxos de trabalho desde o projeto até o aço
Conecte os fluxos de projeto e detalhamento do aço. Defina a intenção do projeto para um nível de detalhamento maior das conexões de aço no modelo do Revit.
Documentação de projeto
Crie documentações mais precisas e detalhadas do aço e concreto nos projetos. Os elementos do modelo são apresentações diretas das informações no banco de dados da construção.
Análise estrutural
Realize a análise estrutural e exporte-a para aplicativos de análise e projeto junto com o modelo analítico enquanto você desenvolve o modelo físico no Revit.
O Revit pode substituir o BIM?
Esta é uma grande confusão de conceitos para os iniciantes!
O Autodesk Revit é uma ferramenta BIM da Autodesk para a modelagem de edificações e seu gerenciamento de informações. O Autodesk Revit gera um modelo digital, que pode ser compartilhado, inclusive, com outros softwares BIM, de outros fabricantes.
Portanto, o Revit não pode substituir o BIM, pois ele não foi concebido para substituir o BIM, mas sim, foi desenvolvido para trabalhar de forma colaborativa e permitir o desenvolvimento de projetos em BIM.
Outro erro bastante comum é entender que “BIM” é sinônimo de “Revit”, o que não é verdade, pois entende-se como BIM a possibilidade de desenvolvimento de projetos de forma colaborativa, e não existe um único software que responda a essa função.
Qual é o papel do BIM e como o Revit suporta o BIM?
O papel do BIM é vincular todas as informações relacionadas a um edifício e incorporá-lo para produzir um modelo 3D abrangente. O BIM precisa contar com diferentes softwares para coletar essas informações para um projeto e compilá-las.
O Revit é um dos softwares BIM para criar modelo baseado em BIM. Ele combina o projeto arquitetônico, o projeto de engenharia estrutural e os modelos MEP para coordenação. Além disso, ajuda a criar um modelo rico em dados com base nas entradas.
Qual é a diferença entre o software Revit Architecture, Revit Structure e Revit MEP?
Antigamente o software Revit era dividido em disciplinas: Revit Architecture, Revit Structure e Revit MEP. A partir da versão 2016 a Autodesk decidiu unificar em Autodesk Revit. Apenas.
Basta usar o template correspondente ao tipo de projeto, para ter um conjunto mínimo de famílias que permitam a modelagem.
Quais são os templates disponíveis do Revit?
Template de Arquitetura, Estrutura e de Instalações: Hidráulico, Elétrica e Mecânico.
- O temaplate hidrossanitário contém famílias de tubos, conexões e equipamentos
- O template elétrico contém famílias de eletrodutos, bandejas de cabo, conexões elétricas, painéis, luminárias etc.
- O template Sistemas contém tudo que o hidrossanitário, elétrico e de ar condicionado têm.
Mercado de trabalho
Alguns profissionais questionam sobre a real necessidade de se aperfeiçoar nas Ferramentas BIM.
O que podemos dizer é que, como em outras profissões, a tecnologia se torna parceira do profissional, e também vem melhorando os processos na área da Engenharia e Arquitetura. O mercado exige que os projetos sejam eficientes, para que se minimizem os erros e os defeitos nas construções. Devido as crises que temos enfrentado, as margens de erro das empresas são cada vez menores.
É justamente nisso que o BIM se encaixa: a possibilidade de desenvolvimento de projetos, onde seja possível a troca de informações entre diferentes etapas, geração de Desenhos Técnicos para acompanhamento e gerenciamento de obra e a geração de Planilhas de Quantitativo, Especificação e Planejamento, que são desenvolvidas em um único modelo integrado, para que se minimizem os erros.
Não estamos falando de “novos conhecimentos” da área da Engenharia ou da Arquitetura. Continuamos trabalhando com os diversos conhecimentos de sempre, porém, agora, ao invés de trabalharmos de forma isolada, trabalhamos integrados em uma única plataforma.
Além disso, recentemente, o Governo Federal editou o Decreto 9.983, de 22 de agosto de 2019, chamado tecnicamente de “Decreto BIM”, que traz recomendações quanto a Estratégia BIM BR de disseminação do Building Information Modelling no mercado da construção civil. Os órgãos públicos tem exigido, nos editais, que os projetos sejam desenvolvidos com algum grau de soluções BIM, para que, aos poucos, todos os projetos sejam feitos nesta solução. Desta forma, os profissionais precisam se atualizar para que possam prestar serviços a estes órgãos.
Por outro lado, ao analisar os sites de emprego e estágio, já estão sendo exigidos dos candidatos, como diferencial, o dominío de Ferramentas BIM. Desta forma, para você que está buscando uma oportunidade profissional, aprender esta ferramenta pode significar um avanço na sua carreira profissional.
Qualidade garantida
Vantagens SDS Educa
A partir de 2021 o BIM será obrigatório nas obras públicas e você pode estar mais do que preparado para isso.
Fale com a gente no whatsapp
FIQUE LIGADO NAS NOVIDADES BIM
Tem interesse em mais de um curso?