O II Encontro Tecnológico da SDS Educa foi um sucesso de participação, contando com a presença de 60 profissionais da área da AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção.
Na sua fala inicial, Pedro Cardoso, Autodesk BIM Specialist, fez uma introdução de como as ferramentas Autodesk podem auxiliar as empresas de pequeno, médio e grande porte podem implementar BIM em seus processos de forma otimizada. Foi feita uma apresentação dos softwares Autodesk, como Autodesk Revit para Arquitetura, Autodesk Revit para Instalações (MEP), Autodesk Revit para Estrutruras (Structure), Autodesk Civil 3D e Infraworks (Infraestrutura), AutoCAD dentre outras ferramentas que auxiliam as empresas na implementação BIM.
Também foi exposto o cenário internacional, onde fica evidente que o BIM ganha evidência e relevância no cenário da construção civil mundialmente, e desta forma, as ferramentas BIM podem significar um avanço nos processos de projeto e de gestão na área da AEC.
Na sequência, a Engenheira Derli Soares, da Altimétrica Infra, apresentou os desafios da Implementação BIM em uma área bastante complexa: a infraestrutura. Ela demonstrou como utilizar o software Civil 3D da Autodesk no desenvolvimento de projetos de infraestrutura, com o objetivo de desenvolver projetos que tenham inteligência BIM. Para tanto, evidencia-se o esforço da utilização do recursos de assembly como foco para a modelagem eficiente de componentes de infraestrutura.
Posteriormente, o Engenheiro Wagner Calegare, da empresa Cype ING / Multiplus fez uma apresentação das soluções BIM que a Cype ING possui visando o mercado específico da Engenharia Civil. A empresa tem um expertise grande no desenvolvimento de aplicações para Engenharia, que atendem aos requisitos de normas de cada país. Desta forma, a empresa dispõe de softwares que permitem o gerenciamento de informações e de projetos de forma bastante eficiente, envolvendo gerenciamento, orçamento, projetos hidráulicos, projetos elétricos, projetos estruturais, dentre outros.
O grande diferencial das ferramentas da Cype está justamente no fato de serem realizadas as verificações de engenharia, desta forma, não é apenas uma modelagem tridimensional, mas sim, um componente que foi devidamente inserido nos projetos e verificados, o que torna o processo de projeto mais linear, e ao mesmo tempo, permite que o engenheiro possa realizar análises e simulações.
Por fim, o Prof. Samuel Dereste, CEO da SDS Educa, fez um fala fazendo a apresentação da empresa, e os serviços que são prestados. Foi uma noite bastante agradável, onde os participantes puderam fazer um networking e trocar contatos e experiencias visando a implementação BIM em suas empresas.