As melhorias tecnológicas, ligadas aos processos de construção, estão em constante evolução.
A implementação de projetos em CAD trouxe uma nova metodologia de trabalho, pois transferiu o projeto da prancheta para o computador. Com isso resultou-se na diminuição de erros, tempo e dedicação, proporcionando maior facilidade, agilidade e eficiência para a aplicação de alterações necessárias, mas manteve-se para fim de representação.
O que é CAD?
A sigla CAD em do nome Computer Aided Design, que traduzido significa Desenho Auxiliado por Computador. Como o próprio nome diz, você cria desenhos 2D com eficiência, permitindo que produtos mais complexos sejam projetados e fabricados de modo preciso e com mais rapidez.
Os programas de CAD são amplamente utilizados por engenheiros em vários setores, desde industrial e manufatura até engenharia elétrica, engenharia civil e projeto de instalações.
Com o surgimento do BIM, fortaleceu ainda mais as representações virtuais tridimensionais e a inclusão de sistemas complexos de produção e desenvolvimento dos projetos.
O que é BIM?
A sigla BIM vem do nome Building Information Modeling, que traduzido significa Modelagem de Informação da Construção.
No contexto da construção, o BIM é uma nova metodologia pelo qual uma equipe de arquitetos, engenheiros e empreiteiros trabalham de modo colaborativo para projetar e construir um edifício utilizando um único banco de dados em um único modelo. Isso permite que a equipe análise e visualize as decisões de projeto muito antes do projeto ser iniciado, pois o projeto desenvolvido será um protótipo digital da construção, incluindo as disciplinas de Arquitetura, Estrutura, Instalações Elétricas e HVAC.