Um dos assuntos mais comentados entre os especialistas da área da AEC – Arquitetura e Engenharia Civil, é a evolução das ferramentas para desenvolvimento de projetos, que cada dia mais ganham automatização e diminuem o trabalho destes profissionais. Mas, quando falamos em evolução, o assunto mais comentado do momento são as ferramentas BIM – Building Information Modelling.
Engenheiros e Arquitetos certamente já utilizaram nas suas vidas profissionais softwares tipo CAD – Computer Aided Design. Estes softwares foram uma revolução a partir da década de 80, pois foram a primeira plataforma para desenvolvimento de projetos utilizando computadores. Pode parecer que não, mas o uso de computadores mudou radicalmente o método de desenvolvimento de projetos, que antes era feito manualmente, Com estas ferramentas, foi possível desenvolvê-los utilizando a informática, que otimiza o fluxo de informações e permite o reaproveitamento de informações.
Porém, os sistemas CAD foram evoluindo para um novo tipo de ferramenta, esta sim voltada ao projeto de Edificações: as ferramentas BIM. Mas o que exatamente este tipo de ferramenta significa para os profissionais da área?
As ferramentas BIM e sua evolução para a área de AEC
O BIM é mais do que uma família de softwares, é uma metodologia de desenvolvimento de projetos de maneira integrada e otimizada, especializada em fazer com que os profissionais possam desenvolver seus projetos de maneira colaborativa. Desta maneira, o objeto desenvolvido dentro de uma plataforma BIM é um modelo tridimensional totalmente parametrizado, com inteligência agregada. Esta mudança é radical, pois nas ferramentas CAD são produzidos “desenhos técnicos” dos objetos que estão sendo projetados, e dentro da plataforma BIM, se faz um modelo tridimensional do projeto, dando ao projetista a possibilidade de produzir não apenas “desenhos técnicos” de um projeto, mas sim, modelar o projeto e entender suas diversas interfaces. Isso faz com que se diminua erros e retrabalhos, tão comuns na área da AEC, otimizando cada projeto do início ao fim.
Uma vantagem explícita que se tem na implementação BIM é o tipo de documentação que se gera sobre os projetos. Como o profissional está desenvolvendo um modelo tridimensional, características como preço, quantidade e materiais são possíveis de ser extraídas deste modelo, e assim, é possível gerar uma integração entre as etapas de projeto e orçamentação.
A utilização das ferramentas BIM proporciona ganhos em termos de economia de tempo e de retrabalho podem chegar a 50% quando comparados às ferramentas CAD. Porém os Sistemas BIM não podem ser entendidos apenas como uma substituição de softwares. A integração que estas ferramentas permitem está alinhada com as demandas atuais do mercado, onde os prazos são cada vez mais curtos e as exigências cada vez maiores. Para o profissional poder desenvolver um projeto com qualidade mínima frente aos padrões atuais, ele precisa se munir de ferramentas que deem a ele condições de atuar de maneira segura.
Ferramentas BIM e sua utilização no mercado AEC
Uma das ferramentas mais utilizadas para a modelagem arquitetônica é o Autodesk Revit Architecture, da fabricante Autodesk, líder mundial em soluções para desenvolvimento de projetos. Com esta ferramenta é possível desenvolver toda a modelagem de arquitetura da edificação, gerando produtos que são utilizados em apresentações para os clientes e para utilização dentro do canteiro de obras.
A ferramenta ainda permite o desenvolvimento de projetos de instalações prediais, como hidráulica, eletricidade e ar condicionado dentro da interface MEP, e da modelagem inicial da estrutura, utilizando a interface Structure. A partir do modelo arquitetônico gerado dentro do Revit Architecture é possível fazer a análise estrutural de engenharia com a ferramenta Autodesk Robot Structural, e análises complementares com o desempenho térmico e acústico com a ferramenta Autodesk Ecotect Analysis.
Entretanto, o BIM não é aplicado apenas em edificações. É crescente o número de ferramentas BIM que permitem o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, fazendo com que a concepção destes elementos, que envolvem diversas variáveis, possa ser desenvolvida de forma mais completa. É possível conceber grandes obras de infraestrutura, como barragens, pontes, construção de túneis e estradas através de ferramentas automatizadas como o Autodesk Civil 3D e o Infraworks, onde o profissional consegue conceber preliminarmente o objeto, fazer uma análise de engenharia e ainda gerar os desenhos e quantitativos de obra.
Desta maneira, para o profissional da AEC atuante no mercado, é de grande importância conhecer estas ferramentas pois, inevitavelmente, se trabalhará com algumas delas no futuro. O Governo Federal, visando melhorar os investimentos em obras públicas, está solicitando que seus projetos sejam todos apresentados em BIM, fazendo com que os interessados em trabalhar neste mercado tenham que se qualificar frente a estas ferramentas.
Mundialmente, o BIM está consolidado como uma maneira de desenvolvimento de projetos de maneira sustentável, tanto sob o aspecto físico, quanto financeiro. Empresas públicas como a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – já possuem setores e profissionais qualificados que desenvolvem projetos utilizando a plataforma. O Exército Brasileiro também é um representante da adoção destas tecnologias, onde o BIM está sendo utilizado no desenvolvimento dos projetos, visando a otimização de recursos.
Além disso, o BIM precisa ser entendido não apenas como uma nova ferramenta de informática, mas como uma maneira de se desenvolver as obras de construção e de infraestrutura de maneira sustentável. Na década de 80, o desperdício na construção civil chegava aos 20%, isso significa que a cada 5 prédios construídos, 1 deles era apenas “resíduo”, e este é um dado alarmante que colocou a área como um dos grandes vilões da sustentabilidade e da eficiência. Assim, é preciso se repensar os processos de desenvolvimento de projetos e o uso dos recursos, e certamente as ferramentas BIM podem significar uma melhoria na gestão destes quesitos, contribuindo para a construção de um futuro melhor para todos.
Fique ligado em nosso portal e saiba mais sobre as ferramentas BIM e sua utilização para alavancar seu potencial para o mercado de AEC.